segunda-feira, 30 de março de 2009

EXERCICIO 3



REFORMA ORTOGRÁFICA É TEMA DE PALESTRA EM BH

Faculdade de BH promove palestra que ajuda os alunos a entenderem o acordo ortográfico que entrou em vigor este ano.



A Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte promoveu, na última quinta-feira (26), uma palestra sobre as novas regras de acentuação gráfica. Mestre em Letras, a professora Tailze Melo Ferreira conversou durante 50 minutos com os alunos, explicitando as razões do novo acordo e as novas regras.


A professora explicou que o acordo foi assinado em dezembro de 1990 para entrar em vigor em 1º de janeiro de 2009 em documentos oficiais e na mídia. No ensino público começa a ser adotado em 2010 e até 2012 estará adotado por todas as séries. No caso do vestibular, segundo Tailze Melo, as duas regras serão aceitas até dezembro de 2011.


O acordo, que foi questionado por muitas pessoas, tem como principais objetivos fortalecer o sentimento de unidade do idioma, reduzir custos e produção e adaptação de livros, simplificar algumas regras. “No inicio eu não entendia o porquê do acordo, mas diante dos objetivos realmente faz sentido”, declarou a professora.


Segundo Tailze Melo, a Academia das Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras serão responsáveis pela publicação de um vocabulário ortográfico comum da língua portuguesa. A professora mostrou dados afirmando que no Brasil, apenas 0,45% das palavras terão escrita modificada depois do novo acordo ortográfico.


A palestra agradou aos alunos, que saíram do auditório da faculdade no bairro Prado agradecendo à professora pela aula. “Na internet a gente encontra muita coisa a respeito, mas é muito fácil entender com alguém explicando de maneira tão simples”, declarou Priscila Patrício, aluna do 7º período de Publicidade e Propaganda.




LEIA MAIS:


Como fica a ortografia depois do acordo.

Um comentário: